A baixa qualidade de serviços, falta de bons profissionais e a desatenção com o cliente parecem ter se tornado regras e não exceções na hotelaria. |
A Hotelaria, como outros setores da economia brasileira, enfrenta uma grave falta de mão de obra qualificada.Quem sofre é o cliente! (Imagem: Orlando Ribeiro) |
Deixamos a recepção e nos dirigimos ao restaurante. Ao entrar, não havia um funcionário para verificar se estávamos hospedados e qual era o nosso quarto. Então entramos e escolhemos uma mesa. O local estava limpo e com boa aparência. Contudo, não foi necessário muito esforço para notar que havia muitas falhas: |
- Os aparadores eram altos demais, atrapalhando as pessoas a se servirem.
- As garçonetes estavam excessivamente atarefadas para prestar atenção nos hóspedes.
- Uma das garçonetes foi limpar uma das mesas e ao invés de usar a escova de limpeza, espanou a mesa, jogando as migalhas no chão.
- Havia um mamão podre na cesta de frutas que enfeitava um dos aparadores.
- O pão de queijo no rechauds estava duro como pedra.
- A mesa com as jarras de suco estava desnivelada e balançava sempre que alguém precisa se servir.
- Alguns pães e salgadinhos não eram frescos e estavam um pouco duros.
- O leite não parava de vazar na máquina.
Depois de muito tempo, quando estávamos terminando o café, uma das garçonetes veio à nossa mesa verificar o número do nosso apartamento.
– Somos passantes, respondi. Ela fez uma cara típica de quem não entendeu o que ouviu.
Acabei explicando e pedi a conta para pagar. Se quiséssemos, poderíamos ter ido embora sem pagar.
Saímos do restaurante e fomos à recepção para pagar a conta. Ao chegarmos, a recepcionista fez uma pergunta:
– A Sra. precisa de nota?
– Por quê? Perguntei.
– O nosso sistema está com problemas e eu não estou conseguindo imprimir as notas.
– Deixa pra lá! Respondi e pensei cá com meus botões: “a coisa é mais feia do que parece”!
Sinceramente, esse foi um dos cafés mais caros que já tomei em um hotel. Não pelo valor cobrado, mas pela pouca qualidade dos produtos oferecidos e a falta de capricho no serviço. Ao que parece, o hotel apresenta sérios problemas não só de mão de obra, mas também de administração. Talvez eu tenha mais sorte na próxima tentativa!
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