sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Café da manhã 2: o restaurante

A baixa qualidade de serviços, falta de bons profissionais e a desatenção com o cliente parecem ter se tornado regras e não exceções na hotelaria.


A Hotelaria, como outros setores da economia brasileira, enfrenta uma grave falta de mão de obra qualificada.Quem sofre é o cliente! (Imagem: Orlando Ribeiro)

Deixamos a recepção e nos dirigimos ao restaurante. Ao entrar, não havia um funcionário para verificar se estávamos hospedados e qual era o nosso quarto. Então entramos e escolhemos uma mesa. O local estava limpo e com boa aparência. Contudo, não foi necessário muito esforço para notar que havia muitas falhas:

  • Os aparadores eram altos demais, atrapalhando as pessoas a se servirem.
  • As garçonetes estavam excessivamente atarefadas para prestar atenção nos hóspedes.
  • Uma das garçonetes foi limpar uma das mesas e ao invés de usar a escova de limpeza, espanou a mesa, jogando as migalhas no chão.
  • Havia um mamão podre na cesta de frutas que enfeitava um dos aparadores.
  • O pão de queijo no rechauds estava duro como pedra.
  • A mesa com as jarras de suco estava desnivelada e balançava sempre que alguém precisa se servir.
  • Alguns pães e salgadinhos não eram frescos e estavam um pouco duros.
  • O leite não parava de vazar na máquina.

Depois de muito tempo, quando estávamos terminando o café, uma das garçonetes veio à nossa mesa verificar o número do nosso apartamento.

– Somos passantes, respondi. Ela fez uma cara típica de quem não entendeu o que ouviu.

Acabei explicando e pedi a conta para pagar. Se quiséssemos, poderíamos ter ido embora sem pagar.

Saímos do restaurante e fomos à recepção para pagar a conta. Ao chegarmos, a recepcionista fez uma pergunta:

– A Sra. precisa de nota? – Por quê? Perguntei. – O nosso sistema está com problemas e eu não estou conseguindo imprimir as notas. – Deixa pra lá! Respondi e pensei cá com meus botões: “a coisa é mais feia do que parece”!

Sinceramente, esse foi um dos cafés mais caros que já tomei em um hotel. Não pelo valor cobrado, mas pela pouca qualidade dos produtos oferecidos e a falta de capricho no serviço. Ao que parece, o hotel apresenta sérios problemas não só de mão de obra, mas também de administração. Talvez eu tenha mais sorte na próxima tentativa!

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