quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A Geração Y Entra em Cena

Nascida entre os anos 80 e 90, a Geração Y, também chamada geração do milênio ou geração da Internet, traz a tecnologia no seu DNA. Eles cresceram na era do computador e da Internet e desde cedo se familiarizaram com todo tipo de equipamentos eletrônicos. Logo, não é surpresa que esses jovens vivam permanentemente “online”, servindo-se de celular, e-mail, Msn, Twitter, Facebook, Orkut ou qualquer outro meio de comunicação virtual que permita interagir com o mundo.

Ao conviver desde a infância com a tecnologia, essa geração desenvolveu não apenas um sistema cognitivo diferente, mas também aprendeu a ver o mundo a partir de outros pontos de vista. Não raro, essa nova forma de lidar com a vida e experimentar o conhecimento não é muito bem entendida e nem mesmo bem aceita pela geração “offline”.

A partir desse cenário, caracterizado pelas diferenças e desconfianças, o surgimento de rótulos é inevitável. Muitos consideram a Geração Y como um grupo de folgados, distraídos, superficiais e insubordinados, além de outros adjetivos menos agradáveis. Afinal, tudo o que é novo sofre o impacto da rejeição.



A Geração Y está trazendo mudanças para as empresas.(Orlando Ribeiro)

Entretanto, já existem aqueles que percebem que as características e atitudes desses jovens não são necessariamente negativas. Segundo Anderson Sant'Anna, professor de comportamento humano da Fundação Dom Cabral, "Esses jovens estão aptos a desenvolver a autorrealização, algo que, até hoje, foi apenas um conceito.”

Ao que parece, a Geração Y quer saber o que significa realização pessoal e profissional e procura agir conforme com seus interesses, estabelecendo novas formas de ser e estar no mundo, bem diferentes de tudo o que estamos acostumados. Sinal dos tempos!


Fonte: Revista Galileu - Geração Y

Nenhum comentário: